Como a Tramontina utilizou os memes em construção de marca.

A construção de marca fugiu totalmente do controle das empresas, especialmente para as Gerações Z e Alpha. Imagine você investir um caminhão de dinheiro ou, mais além, não investir absolutamente nada em uma determinada ação ou target, e criar na mente desse público uma percepção da sua marca, seja positiva ou negativa?

DBX Marketing e Vendas

4/2/20251 min read

A Tramontina se tornou uma marca referência até para a Geração Z, graças a um meme. Enquanto conversava com meu filho de 13 anos, ele me respondeu: “Relaxa pai, essa faca não é Tramontina”, reforçando a ideia de que Tramontina significa qualidade superior.

Sem investir diretamente, a Tramontina conquistou um espaço privilegiado nas redes sociais.

Segundo a Winnin, a marca detém 50,1% dos vídeos em sua categoria, atraindo 73,8% das visualizações e 49,8% do engajamento nos últimos três anos. São 14 mil vídeos mencionando Tramontina, e a média de cada vídeo alcança 20 mil interações e 559 mil visualizações.

Os conteúdos exploram receitas e utensílios de cozinha, apresentando narrativas culturais e humorísticas. Formatos como tours, vlogs e vídeos curtos têm elevado engajamento e têm sido fundamentais para alcançar novas gerações.

A magia do User Generated Content (UGC), como o “Corte rápido, faca é Tramontina”, enfatiza que, por mais que uma marca não invista diretamente, sua percepção pode estar se fortalecendo nos espaços online.

A Tramontina está presente em diversas categorias além da sua tradicional, demonstrando que as marcas estão sempre sendo comentadas e percebidas de maneiras inesperadas.

Este case prova que memes e UGC têm poder real na construção de marca!